Confira dados sobre B.B. King, o Rei do Blues

O Rei do Blues faleceu na noite desta quinta-feira (14) enquanto dormia em Las Vegas, Estados Unidos. O cantor e guitarrista sempre colocou o Brasil no itinerário de suas longas turnês, mas a execução de suas músicas nas rádios brasileiras nunca foi muito expressiva.

De acordo com os dados da Playax, o músico nascido no Mississippi mantinha uma média de 20 plays por dia nas rádios brasileiras e esse número teve um aumento de 2200%, atingindo 443 execuções em todo o país até às 19h de hoje (15).

bbradio

Na web o aumento também foi bastante significativo crescendo mais de 1400%. De uma média diária de 6.000 plays, o Rei do Blues passou para 86.000.

web30dias

A música mais executada nas rádios brasileiras foi ‘Ridding with the King’, que tem a participação de Eric Clapton, amigo de longa data do artista. “Eu gostaria de expressar a minha tristeza e dizer obrigado ao mestre B.B. King. Gostaria de agradecer as inspirações e o encorajamento que ele me deu como guitarrista. Se você ainda não conhece os sons dele, vá atrás de discos como B.B. King Live at the Regal”, disse Clapton de forma emocionada em um vídeo publicado no Facebook.

Interessante notar ainda que na lista das 5 músicas mais tocadas – tanto nas rádios quanto na web – todas foram gravadas em parceria com outros artistas como U2, Joe Cocker, Tracy Chapman, Diane Schuur e, é claro, Eric Clapton. Prova de que B.B. King gostava de andar bem acompanhado.

Ainda com números da plataforma Playax, o estado que mais tocou o artista nos últimos 30 dias foi o Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina e São Paulo.

O último disco de estúdio de BB King, ‘One Kid Favor’, lançado em agosto de 2008, foi produzido por T-Bone Burnett, guitarrista que já trabalhou com nomes importantes como Bob Dylan, Elvis Costello, Roy Orbinson e Robert Plant. Uma curiosidade deste álbum é que ele praticamente não tocou nas rádios do Brasil. A única faixa detectada pela Playax foi a regravação de ‘Sitting on Top of the World’, um clássico do country blues que se tornou popular nos Estados Unidos na década de 1930.

Categories: Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *