SIM São Paulo: Perfil dos inscritos nos showcases

Esse ano a SIM São Paulo chega a sua quinta edição. A Semana Internacional de Música de São Paulo é uma das mais importantes music conventions – ou feiras de negócios da música – da América Latina. Pela primeira vez a Playax é parceira do evento, gerenciando as inscrições dos showcases e fornecendo dados sobre a audiência dos artistas.

Em 2017, o número de inscritos nos showcases da SIM São Paulo superou o dos anos anteriores: 1209 cadastros únicos. Para traçar o perfil dos artistas, levamos em conta dados de localidade, redes sociais, presença nas rádios e Nível de audiência do mês de agosto.

Constatamos que a maioria dos inscritos é da cidade de São Paulo, tem de 1.000 a 5.000 seguidores no Facebook e no Instagram, de 100 a 1.000 no Twitter e no YouTube, menos de 100 ouvintes/fãs no Spotify e no Deezer, nunca tocou em rádio e se encontra no nível de audiência 0.

Veja abaixo alguns gráficos que geramos e passe o mouse sobre eles para visualizar os detalhes:

 

Dados Geográficos:

Quando olhamos para os gráficos acima, vemos que a maioria dos inscritos são brasileiros, principalmente da região sudeste – o que faz muito sentido, já que a feira acontece em São Paulo. Em seguida, destacam-se outros países da América Latina como Argentina, Chile e Peru, com 3,7% de inscrições no total.

Olhamos também redes sociais e serviços de streaming dos artistas:

 

Dados das Redes Sociais:

 

Dados de Streaming:

Analisando todas as redes sociais, vemos que a maioria dos artistas inscritos são pequenos, com pouca audiência, considerando a população brasileira.

Vemos também que os dados de rádio (gráfico abaixo) confirmam a informação acima, já que a maioria deles (63,6%) não teve nenhuma execução em rádio, levando em conta as quase 5.000 emissoras brasileiras que a Playax monitora.

 

Dados de Rádios:

Além disso, podemos também classificar os artistas de acordo com Níveis de audiência desenvolvidos pela Playax, que levam em conta a quantidade de execuções em rádios, TVs, sites e serviços de streaming, assim como a presença nas redes sociais. Os Níveis de audiência vão de 0 a 12 sendo que, entre os inscritos na SIM São Paulo, o Nível de audiência máximo é 9 e a maioria dos inscritos se encontra no nível 0.

Essa pequena análise visa a trazer um retrato dos artistas inscritos, lembrando que a seleção é feita pelos curadores da SIM São Paulo com o auxílio dos dados gerados pela Playax e, portanto, critérios qualitativos também são levados em consideração. Saiba mais nesse post.

Categories: Análises, Geral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *