Priorizando cidades e emissoras de rádio para o seu lançamento.

Você que está planejando lançar um disco ou mesmo uma música, esse post pode ajudá-lo a definir as cidades e emissoras de rádio que devem ser priorizadas.

Nós desenvolvemos diversos conteúdos voltados para os profissionais do mercado musical.
Cadastre-se aqui no nosso blog pra acompanhar as novidades.

Veja o vídeo ou leia o texto abaixo onde detalhamos o passo-a-passo para priorizar cidades e emissoras de rádio para seu plano de lançamento.

Já ouvi isso de vários artistas que, prestes a lançarem seus discos, estavam frustrados pois não poderiam promover seu lançamento em todos os estados do Brasil.

Mas fazendo uma análise fria e calculista, será que o ideal é lançar um disco em todos os estados?

Costumo fazer a analogia de um lançamento fonográfico como lançamento de um novo produto de consumo.

No mercado publicitário, os publicitários fazem contas para decidir os locais e os veículos prioritários nesse primeiro momento do lançamento de um produto de consumo. Lançá-lo em todos os estados brasileiros pode ser um desperdício de verba. Escolher o mercado mais promissor é a escolha certa, inclusive para o lançamento de um produto fonográfico, seja um disco ou uma música, por exemplo.

Mas quais os critérios usados para definir essas localidades e veículos?

O custo benefício.

Já que temos a limitação financeira temos que otimizá-la.

Vou mostrar aqui um exemplo de como usar os dados da Playax para identificar as cidades com maior potencial de retorno do seu lançamento e também quais emissoras de rádio merecem sua atenção nesse primeiro momento.

LOCALIDADES

Vamos olhar alguns dados da Playax que mostram como decidir as melhores localidades para lançar seu novo disco. Quando falo em localidades estamos falando de cidades e pensando em contactar as emissoras de rádios e as casas de shows dessa cidade para promover o disco e realizar um show de lançamento.

Na lista abaixo temos as cidades mais importantes em termos de audiência de rádio de uma banda famosa de rock. O período analisado foram os últimos 6 meses.

Para acessar a lista das suas cidades mais importantes, vá até a página “Desempenho”, no topo da página escolha o período que deseja analisar. Na parte inferior da página clique em “localidades” e depois em “Cidades”. Pronto. Alí está sua lista similar a essa.

Note que temos 2 colunas: Pontos e Plays.

Coluna Pontos: São os pontos de audiência, ou seja, uma estimativa de quantas pessoas ouviram suas músicas nas rádios nos últimos 6 meses. Se multiplicarmos por 1000, teremos uma estimativa desse número de pessoas.
(ex. Fortaleza = 9.906,7 pontos de audiência X 1000 = 9.906,700 de pessoas).

Coluna Plays: Quantas vezes sua música nas rádios dessa cidade nos últimos 6 meses.

Bom, já temos uma primeira lista. Mas vamos analisar agora a média de Pontos por Play, ou seja, em média quantas pessoas são impactadas cada vez que sua música toca em uma rádio daquela cidade.


Fazemos isso para identificarmos as cidades que atingem mais pessoas com um único Play na rádio, independente da sua população.


Agora na lista abaixo criamos uma terceira coluna chamada “Pontos por Plays”. Nessa coluna dividimos a quantidade de pontos pela quantidade de plays (Pontos/Plays)

 

Ex.: Em São Paulo, cada vez que a música toca em uma rádio, 11,589 pontos são atingidos em média. Se multiplicarmos por 1000 então podemos dizer que aproximadamente em média 11.589 pessoas estão ouvindo a música quando ela toca em uma rádio da cidade.

Note que ao organizarmos o ranking das cidades por essa nova coluna a ordem das cidades muda.

Agora em 4o lugar agora está Fortaleza. Outras cidades pequenas, como Manhumirim/MG, Iacanga/SP e Venha-ver/RN estão entre as 10 principais cidades.

Já temos então uma lista das cidades que devemos trabalhar. Obviamente se você busca fazer shows nessas cidades, talvez deva ignorar as cidades muito pequenas e focar os esforços naquelas que tem mais chance de fechar um bom show para você. Mas o critério agora é seu.

E para escolher as emissoras que devemos trabalhar?

EMISSORAS

Para listar as principais emissoras de rádios nessas cidades prioritárias, ainda na página “Desempenho” use o filtro “localidade” na parte superior da página. Como exemplo eu filtrei pela cidade de São Paulo.

Agora clique em “Emissoras” na parte inferior da página para acessar a lista das emissoras organizadas pelos pontos de audiência, assim como a lista abaixo.

Nesse caso não vale a pena dividir os Pontos pelos Plays, pois o horário que a música tocou influencia na audiência daquele Play. Aqui vale a pena avaliar as emissoras que mais te trouxeram audiência nesse período.

Pronto, faça esse estudo para as cidades que são prioritárias e que você queira trabalhar e já terá uma lista de emissoras para começar sua divulgação.

Foque nas emissoras que realmente importam, pois o trabalho já será grande, olhe só: Se escolhermos as 20 principais cidades e listar as 3 principais emissoras de cada cidade você já terá 60 emissoras para entrar em contato e divulgar seu trabalho.

Se você busca um alcance maior, promovendo sua música para centenas ou milhares de emissora em todo o país, a Playax tem uma ferramenta de campanha para rádios. Veja aqui um vídeo que explica um pouco mais sobre essas campanhas.


Gostou? Então cadastre-se aqui no nosso blog e fique por dentro de todo o conteúdo que criamos para o mercado musical brasileiro.

Qualquer dúvida entre em contato com suporte@playax.com

Um abraço,

Paulo

Categories: Geral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *