Ouvintes, fãs, seguidores ou inscritos?

Uma questão que nos deparamos diariamente são as métricas utilizadas por cada site, rede social ou app de streaming.

Temos obrigação de normalizar esses dados para que possamos comparar corretamente e é por isso que estou escrevendo esse post.

Explicaremos aqui todas as métricas usadas por cada serviço que monitoramos para que não haja dúvidas.

SPOTIFYPNG

O Spotify nos apresenta 3 métricas diferentes: Ouvintes, fãs e seguidores (listeners / fans / followers).

Ouvintes (listeners): É a quantidade de pessoas que ouviu um determinado artista no último mês (para o Spotify, 1 mês é igual a 28 dias).

Fãs (fans): São ouvintes recorrentes, ou seja, pessoas que ouvem um determinado artista várias vezes. Ele não especifica quantas vezes é necessário ouvir um artista para ser considerado um fã.

Seguidores (followers):  Número de pessoas que clicaram no botão “Follow” no perfil do artista dentro do Spotify. Um seguidor pode ou não ser um fã, depende da quantidade de vezes que ele ouviu esse artista.

 

DEEZERPNG


O Deezer disponibiliza uma métrica: Fãs (fans). Para o Deezer os fãs são todas as pessoas que clicaram no botão “Deezer - Add“. Note que um fã no Spotify é diferente de um fã no Deezer.

 

YTPNG

O Youtube nos mostra dois dados: Inscritos e visualizações (subscribers / views).

Inscritos (subscribers): São as pessoas que se inscreveram clicando no “INSCREVER” em um canal específico, portanto é um número referente ao canal.

Visualizações (views): É o número de visualizações em cada vídeo disponível no canal. Esse número é referente a cada vídeo.

 

FBPNG
No Facebook vemos a quantidade de fãs de cada página, ou seja, o número de pessoas que clicaram no botão “curtirpng” e o engajamento na rede social, que é qualquer interação com o conteúdo de uma página (like, cometário, repost, etc).

 

TWITTERPNG

No Twitter temos a quantidade de seguidores em cada canal.

 

A cada serviço que agregamos na Playax, temos sempre que analisar esses dados e garantir que estamos informando a melhor métrica disponível possível para o aumento de audiência.

Espero que tenhamos esclarecido algumas dúvidas que possam ter surgido.

Até mais,

Paulo

 

Categories: Análises, Geral, Relatório Semanal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami