Perfil Diogo Nogueira: O Final de Semana é do Samba

Traçamos um perfil do sambista Diogo Nogueira no dia 27 de novembro de 2017, para mostrar como é o seu desempenho nas rádios brasileiras, quais são as músicas mais ouvidas, quais são as cidades e os estados com maior audiência e como os fãs estão distribuídos nas redes sociais e serviços de música. 

Gráfico 1. Diogo Nogueira nas rádios do Brasil de 29/10 a 27/11.

Rádio: concentração nos programas de samba

A imagem acima mostra o desempenho das músicas durante trinta dias nas rádios brasileiras. Observamos que existem picos aos domingos (29/10, 5/11, 12/11, 19/11 e 26/11), assinalados com a seta vermelha. Outro pico visível é o dia 25/11, um dia após o lançamento do álbum “Munduê”, circulado no gráfico.

Transcontinental 104.7 FM, Sulamérica Paradiso 95.7 FM e Nova Brasil 89.7 FM são as três emissoras com maior audiência que tocam as músicas do Diogo Nogueira, e todas apresentam programas de samba aos domingos de manhã ou início da tarde. Outros sambistas, como Mumuzinho e Alcione, tem comportamentos similares.

Mumuzinho:

Gráfico 2. Mumuzinho nas rádios. 

Alcione:

Gráfico 3. Alcione nas rádios.

 YouTube e Spotify: o mesmo padrão?

De acordo com o gráfico abaixo, podemos ver que esse padrão também se mantém no YouTube no final de maio até o início de outubro. 

Gráfico 4. Diogo Nogueira no YouTube.

Já no Spotify, o gráfico abaixo mostra que sábado é o dia da semana em que mais se escuta Diogo Nogueira, sinalizado com a seta vermelha. Outros picos de audiência, circulados no gráfico, correspondem aos seguintes feriados: 15 de junho, Corpus Christi; 13 de agosto, Dia dos Pais; 7 de setembro, Independência do Brasil, 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados e 15 de novembro, Proclamação da República. 

 

Gráfico 5. Diogo Nogueira no Spotify. 

É visível que o artista é mais ouvido aos finais de semana, seja no rádio, no YouTube ou no Spotify. Acreditamos que esse hábito possa estar relacionado à tradição da feijoada aos sábados e das rodas de samba aos domingos. 

“Pé na Areia (Ao Vivo)” e “Tim tim por Tim tim” são as músicas mais ouvidas nas rádios nesse período, ou seja, aquelas que alcançaram um maior número de pessoas, de acordo com os pontos de audiência da Playax.

São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os estados que concentram a maior audiência. No entanto, quando olhamos para a lista de cidades, a ordem se altera. São Paulo continua liderando, porém, em segundo lugar está Salvador e, em terceiro, Rio de Janeiro, cidade natal do artista. 

Audiência nos serviços de música e redes sociais

É possível ver como os fãs do artista estão distribuídos nas redes sociais e nos serviços de música. O Facebook concentra cerca de 75% dos fãs, seguido pelo Shazam e pelo Twitter.

Abaixo, vemos como essas redes evoluem. Instagram, YouTube, Spotify, Deezer e Shazam apresentam um crescimento constante, enquanto Twitter e Facebook oscilam. Lembrando que esses gráficos estão sem escala, portanto, as variações parecem maiores do que realmente são. No caso do Facebook, essa oscilação corresponde a cerca de 1000 likes na página. 

Por fim, ao olharmos o ranking do gênero samba, vemos que Diogo Nogueira aparece em terceiro lugar em pontos de audiência e em quarto lugar em plays. 

Já no ranking de internet, ele aparece na décima posição. 

Quer ver os dados do seu artista? Entre agora na Playax e faça o seu cadastro. 

Categories: Análises, Geral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami