Presença das mulheres nas rádios

No Dia Internacional da Mulher, fizemos uma análise para entender se elas estão ganhando espaço na programação das emissoras de rádio. Esse estudo levou em conta artistas nacionais e internacionais, no período de 1/01/2016 a 28/02/2018. No total, analisamos o top 274 de artistas de rádio, equivalente a 53% da audiência total, sendo que bandas ou duplas formadas por homens e mulheres foram consideradas neutras. Veja abaixo os gráficos de plays e de audiência nas rádios brasileiras: 

Gráfico de plays em rádio de 1/01/2016 a 28/02/2018.

Gráfico de audiência em rádio de 1/01/2016 a 28/02/2018.

Podemos observar que a parcela das mulheres subiu de 16,5% para 23,3% em plays e passou de 19,2% para 26,7% em audiência no período analisado. Isso significa que as mulheres cresceram 41% em plays e 39% em audiência. Em 2016, a presença das mulheres nas rádios teve um crescimento mais expressivo, enquanto que 2017 se manteve mais estável. Uma possível explicação parece ser o sucesso de artistas como Marília Mendonça e Maiara & Maraísa, expoentes do feminejo, que passaram a ocupar os primeiros lugares nos rankings de sertanejo. Outro fator pode ter sido a aproximação do gênero com a música pop, com parcerias como a de Simone & Simaria e Anitta na música “Loka”, que potencializam execuções de artistas mulheres nas rádios.

Apesar desse crescimento, não há o que comemorar. Os homens ainda dominam a programação das emissoras de rádio, arrecadando mais com direitos autorais. Além disso, ainda são maioria nas categorias de compositores, instrumentistas, produtores, técnicos, etc. Ou seja, embora tenha havido um avanço nos últimos anos, a rádio ainda reflete a falta de representatividade das mulheres na música. Estimamos que, se o crescimento dos últimos dois anos permanecer nesse mesmo ritmo, ainda serão necessários 8 anos para que as mulheres ocupem o mesmo espaço que os homens. 

Qual é a sua opinião? Deixe seu comentário abaixo.

Categories: Análises, Geral, Relatório Semanal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami